segunda-feira, 23 de março de 2009

Sombra


Sombra
Neil Jordan

Terminei finalmente de ler Sombra. Foi-me oferecido no Natal e fiquei curiosa por ser escrito pelo realizador Neil Jordan.

O livro demorou bastante tempo a ler. Só passado 70% do livro, é que este começa a cativar. Ou pelo menos começa a fazer sentido, o que está para trás. O livro tem muito mau ritmo e existem vários capítulos de pouco interesse.

Sobre a historia, achei-a muito boa. Fiquei com pena de estar mal escrita, porque acho realmente que se tratar de uma excelente história. Sombra é um livro de perdas. Perdas de amigos, de amores, de uma infância. De relações complicadas e incompreensões. Nina é a personagem que nos conta a sua vida, ou melhor a sua história. Uma história de uma infância feliz com os seus amigos e o seu meio-irmão, com quem cria fortes laços de amizade e companheirismo. George apaixona-se por Nina, Nina e Janie apaixonam-se pelo Gregory, este por sua vez apaixona-se pela meia-irmã. Com a chegada da guerra, tudo se altera. Toda a infância tão amada é deixada para trás, e são forçados a crescer. É neste momento que tudo se quebra como um copo que cai numa tijoleira. A mãe fria e insensível é incapaz de perdoar os erros de Nina. Sem apoio e os eternos amigos sente-se perdida e morta por dentro. Os rapazes vão para a guerra, e é nestas páginas que encontramos as melhores descrições do livro. Nada tem retorno e nada voltara a ser o que era.

Um livro forte de emoções. Fez-me chorar várias vezes. Mas terei de criticar alem da má escrita um erro de palmatória; é que um feto de 2 meses não tem ossos.

1 comentário:

flicka disse...

Andava curiosa em relação este livro e agora fiquei com uma ideia graças à tua opinião. É uma pena de a escrita não ser boa...