quinta-feira, 23 de julho de 2009

O mundo de Pern


Alguma informação adicional sobre o mundo de Pern de Anne McCaffrey, que obtive da Ripley, assim que ela ouviu-me falar em Pern.


"Além dos livros da "história principal" tens os que ocorrem nas sidelines entre as gentes comuns e outros que se situam fora dessa Passagem - caso de "Moreta de Pern" e "A História de Nerilka". Aliás, tens uma menção à famosa Cavalgada de Moreta nas baladas obrigatórias que Lessa tem que aprender e donde tira a ilação da capacidade dos dragões de voar entre tempos.

Do outro lado, tens os que se passam entre os Harpistas - como "A Canção dos Dragões" e "A Cantora dos Dragões" que contam a história de Menolly, a única mulher harpista, de "Os Tambores dos Dragões" que falam sobre Piemur, o jovem harpista/espião ou outros que, tanto quanto sei, não tiveram tradução portuguesa como "The Masterharper of Pern" - obviamente focado em Robinton. Estas passam-se paralelamente aos outros livros sobre os Dragões e seus Cavaleiros e contêm informação para algumas ocorrências mais obscuras naqueles relatos.


Ao que leste agora, segue-se "O Dragão Branco" (Argonauta, 2 vol.) , "Os Renegados de Pern" e "Uma Nova Esperança em Pern". Um outro título da sequência, "The Skies of Pern", também não se encontra traduzido, bem como mais uma sidestory, "The Dolphins of Pern".


Numa terceira linha, tens os livros que se situam numa época anterior: "A Reinvenção dos Dragões" conta a chegada dos colonos humanos a Pern e a sua difícil adaptação; além de explicar o como e o porquê da manipulação genética que fez aparecer os dragões, aqui percebe-se a origem dos nomes dos Fortes e Ninhos, ligada aos líderes iniciais como o comandante Paul Benden ou a governadora Emily Boll.

"Dragon's Kin", o único livro desta saga em co-autoria com Todd McCaffrey, situa-se numa época totalmente diferente: um Intervalo. Todd assina sozinho "Dragonsblood" e "Dragon's Fire", igualmente fora das linhas temporais dos outros livros.

Mais detalhes em The Worlds of Anne McCaffrey

Sugiro igualmente uma visita à página de uma artista gráfica que fez várias ilustrações para o mundo de Pern:
Robin Wood que além de um excelente design quer em pintura a óleo quer em arte digital, é também uma simpatia"


Sem comentários: