segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

D. Carlos de Corpo Inteiro


Autor: Isabel Corrêa da Silva e Miguel Metelo de Seixas
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Editora Objectiva
Páginas: 383
ISBN: 978-989-672-010-0


Decorridos cento e um anos sobre o regicídio, a figura de D. Carlos continua a ser alvo de séria controvérsia e profunda incompreensão e, consequentemente, a gerar debates delicados.

A um ano de comemoração do centenário da implantação da República, é preciso revisitar D. Carlos. Procurar compreendê-lo, não apenas à luz do que foi o desfecho violento do seu reinado, mas por inteiro, nas múltiplas facetas da sua personalidade e vida.

É esse propósito do presente livro: resgatar a memória do rei, mostrá-lo de uma forma desapaixonada, liberta da lenda negra que pesa sobre a sua memória, mas desembaraçada também do engrandecimento acrítico que, como contrapartida, lhe tem sido votado.

Eis de D. Carlos um retrato de corpo inteiro.


Uma verdadeira lição de história fiquei a saber mais sobre D. Carlos lendo este livro do que no tempo todo que andei na escola, onde só se falava sobre o regicídio.
Neste livro D. Carlos é visto mais como um homem afável, criativo, dinâmico e muito à frente da sua época, e não só como rei de Portugal.
Nunca tinha visto um retrato mais humano e palpável de um rei, que nos faz sentir como se fossemos conhecidos ou até mesmo parentes.
Mas para ser mais acessível poderia ter sido utilizada uma linguagem de mais fácil compreensão.

Sem comentários: