quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Monte dos Vendavais



Autor: Emily Bronte
Data de Publicação: Julho de 1977
Editora: Civilização
Páginas: 319
ISBN:


O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Li o livro por estar a aprticipar numa mini leitura conjunta no forúm Estante dos Livros, pois já cá tenho o livro há imenso tempo e ainda não lhe tinha pegado.
Depois de tanto ouvir falar tão bem do livro, que era uma grande história de amor, comecei a lê-lo cheia de expectativas, mas fiquei muito desapontada, pois não era nada daquilo que estava à espera.
Para mim se existe amor nesta história só mesmo nas ultimas páginas, porque antes disso pelo menos para mim não é amor mas sim obsessão, dependência.

Sem comentários: