quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pavana

Pavana

Autor: Keith Roberts  
Data de Publicação: 2008 
Editora: Saida de Emergência 
Páginas: 208 
ISBN: 9789896370602


Sinopse:

"E se, em 1588, a bala de um assassino pusesse fim ao glorioso reinado da rainha Isabel de Inglaterra? A partir desse momento toda a história do mundo seria diferente. A Invencível Armada de Filipe II invade as ilhas britânicas. Os reis católicos tornam-se senhores incondicionais de Inglaterra. A Igreja Anglicana tomba por terra. Mais tarde, a Revolução Industrial é estrangulada à nascença. Os Papas ordenam autos-de-fé para reprimir os embriões da tecnologia, cessando assim todo o progresso científico. E o frenesim da história transforma-se numa lenta Pavana que agoniza através dos séculos. Mas, algures, uma mão cheia de revolucionários, artistas e homens de ciência, combatem pela salvação ou ruína da espécie humana."
 
 
Definitivamente nada do que esperava. Um livro muito elogiado pela minha cara-metade mas que, como a maioria dos livros em que tenho grandes expectativas, deixou-me bastante desapontada. Como história alternativa, a ideia é quase brilhante, a igreja e a inquisição dominam a Europa a partir do momento que o rei de Espanha no sec. XVI consegue invadir Inglaterra. Toda a investigação cientifica é travada pela igreja, conseguindo assim dominar toda uma Europa presa na Revolução Industrial. Sem outro tipo de transporte excepto os comboios e toda a comunicação é feita por sinaleiros.
Gostei de imediato da ideia e achei-a muito boa, contudo o ritmo narrativo e as personagens não corresponderam as expectativas. Lento e sem rumo seria como definiria o livro, e com as histórias sem aparente ligação, temos no ultimo capitulo uma ligação entre as personagens que não é clara, e que não lhe é dada nenhuma importância. A própria "revolta" é feita pelos motivos errados. 
 
De modo geral não achei a ideia bem aproveitada, fiquei com pena e desiludida. 
     

2 comentários:

Unknown disse...

Passatempo novo no Refúgio dos Livros (http://refugio-dos-livros.blogspot.com)

Toca a participar :D

Beijinhos

Diana
Refúgio dos Livros

Anónimo disse...

Toda a gente me diz isso sobre esse livro... Que a ideia é muitíssimo original, mas a forma como foi aproveitada deixa muito a desejar... :S é pena...

Bjs*