quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Contos Misteriosos e Fantásticos

Contos Misteriosos e Fantásticos

Autor: Mary Shelley
Data de Publicação:
Editora: Planeta Editora
Páginas: 121
ISBN: 9789722375

Sinopse
Estes Contos Misteriosos e Fantásticos, traduzidos pela primeira vez em português, comprovam o talento e a actualidade desta autora quando no século XXI procuramos aparentar aquilo que afinal não somos, como na obra-prima da literatura gótica: ‘Transformação’, conto macabro e sinistro.

Mary Shelley é recordada sobretudo pela obra Frankenstein. Este livro Contos Misteriosos e Fantásticos, concede aos leitores, seguidores da literatura fantástica e admiradores do período romântico inglês, uma imagem mais completa e complexa desta escritora fabulosa, ao enfatizar a completa variedade e significado da sua escrita.

Um livro obrigatório para compreender a narrativa de Shelley, que trouxe uma visão inovadora que deu expressão à imaginação criadora, às inquietudes, reflexões, descobrimentos e avanços da ciência e, às possíveis transformações sociais que abalaram a concepção tradicional da orbe.
Transgrediu os limites dos espaços familiarizados do mundo, infringiu o tempo conhecido por todos nós (presente e passado histórico) e, abriu a porta à especulação de outras dimensões e elementos da realidade, a par da luz e da sombra, do belo e do feio, do bem e do mal. Mary Shelley advertiu-nos que todas as ambivalências são humanas, sendo necessário contemplá-las de modo amistoso. Sob o prazer heterodoxo declarou-nos que a fealdade não é medonha, pelo contrário, pode ser maravilhosamente sedutora, somente a ambição desmesurada nas diversas áreas funcionais do ser humano, e a repressão são valores não desejáveis.


O livro é constituído por três contos: Transformação; O Mortal Imortal e O Mau-olhado. Todos dentro do género do fantástico. Uma escrita muito eficiente com um toque especial que nos relembra a sua obra mais conhecida e as características do período romântico inglês. Peca pelos temas não nos surpreenderem, contudo uma leitura agradável.

Sem comentários: