quinta-feira, 31 de março de 2011

ASA / Público: Os Incontornáveis da BD - Volume 3

XIII Mistery

Autores: O Mangusto - Xavier Dorison (argumento) & Ralph Meyer (desenho)
Irina - Corbeyran (argumento) e Berthet (desenho)
Data de Publicação: Março 2011
Editora: ASA/Público
Páginas: 108
ISBN:


O Mangusto

A bordo do navio Lady Bee, batido por ondas fortes e submetido a um grande temporal, é aguardada a chegada de XIII, que deve recuperar o dinheiro da sua viagem. Mas o homem que chega não é aquele de quem se estava à espera. Depois de ter eliminado, um a um, todos os elementos da tripulação, relata a sua história pessoal a Kim Rowland, que foi feita prisioneira a bordo, assim como a sucessão de acontecimentos que o transformaram no Mangusto.

Irina

Depois da descoberta dos mistérios e zonas de sombra do passado do Mangusto, um dos grandes adversários de XIII, ficamos a saber um pouco mais da história de vida da enigmática Irina, desde a sua infância num orfanato até às acções clandestinas nos Estados Unidos, passando pela sua formação no seio da polícia política soviética. Tudo começa quando Júlia e a sua amiga Irina são acordadas a meio da noite para se dirigirem a um controlo sanitário de surpresa no orfanato onde vivem...

XII é uma série de 19 volumes escrito por Jean Van Hamme e com desenho de William Vance, bastante conhecida em França, com apenas 10 volumes editados em Portugal, 9 pela Meribérica e 1 pela ASA. 

Conta a história de um assassino profissional com amnésia que tenta descobrir o seu passado e a sua identidade enquanto se vê envolvido no assassinato do presidente dos Estados Unidos. XIII Mistery conta-nos as histórias de personagens secundárias da série principal: Mangusto e Irina.

Sem dúvida o mais interessante até agora, XIII Mistery, mostra-nos dois assassinos puros e duros, onde ficamos a conhecer o passado de cada personagem e o que os levou a se tornarem assassinos. Em Mangusto temos um desenho muito bom e uma história bastante menos interessante, enquanto que em Irina, temos um traço muito mais comum e onde a história nos cativa mais. Não serão histórias que nos surpreendem pela originalidade. Temos passados difíceis, juras de vingança e necessidade de muito dinheiro, o que são afinal os temas mais comuns nestas histórias. Foi no entanto a única história que me deu vontade de comprar os outros volumes - o que já fiz - e onde fiquei com vontade de conhecer mais sobre as personagens e sobre o misterioso XIII.

Imagens de As Leituras do Pedro

Ver mais em As Leituras do Pedro

Sem comentários: