terça-feira, 22 de março de 2011

História da Vida Privada em Portugal

Mais uma vez José Mattoso é o “culpado” pela existência de mais uma obra fundamental para a compreensão da história do nosso país. Trata-se desta feita da História da Vida Privada em Portugal, obra em quatro volumes, sendo cada um coordenado por um de quatro reputados historiadores: Vasconcelos e Sousa (A Idade Média), Nuno Gonçalo Monteiro (A Idade Moderna), Irene Vaquinhas (A Época Contemporânea) e Ana Nunes Almeida (Os Nossos Dias).

George Duby e Philippe Ariès tinham publicado em 1985 (Afrontamento 1990-1991) e Fernando A. Novais publicou em 1997, o primeiro volume da Historia da Vida Privada no Brasil, em quatro volumes (sendo os seguintes coordenados por: Luiz Felipe de Alencastro, 1997; Nicolau Sevcenko, 1998 e Lilia Moritz Schwarcz, 1998) que não teve ainda edição nacional, assim tardava a edição de uma obra de carácter nacional sobre a mesma temática, mas felizmente ano passado tal foi dada à estampa numa edição Temas e Debates/Círculo de Leitores.

Ficou assim colmatada mais uma brecha no estudo da história do nosso país. O conhecimento dos hábitos e relações entre o indivíduo, o grupo, as instituições e a sociedade em geral são abordados sobre uma infinidade de perspectivas e posicionamentos.

Quem quer entender como as coisas se passavam nas várias épocas analisadas, poderá agora faze-lo, isto sem esquecer que a informação que nos chega vem por via escrita e assim vem de algum modo vinculada às convicções e visão de quem as escreveu. De uma forma geral estará “inquinada” por uma “visão superior”. Esse é contudo um “problema” incontornável comum a todas as fontes escritas, sobretudo se reportadas a períodos em que apenas uma ínfima minoria dominava a escrita e mesmo dentre essa, apenas a que tinha meios para a transmitir.

Seja como for estamos perante uma obra maior e imprescindível para todos aqueles que se interessam pela passagem do homem através do tempo.

Para já apenas nos podemos deliciar com os dois volumes já publicados, mas os outros estão para breve.


Sem comentários: