terça-feira, 12 de abril de 2011

ASA / Público: Os Incontornáveis da BD - Volume 5


O Buda Azul

Autor: Cosey
Data de Publicação: 2011
Editora: ASA/Público
Páginas: 143
ISBN: 978-989-23-1303-0





O Buda Azul – Tomo 1

Um jovem inglês, residente na Índia nos anos 1960, foge para não ir parar às escolas de Inglaterra. Desloca-se clandestinamente no camião conduzido pelo motorista tibetano da família Cardboard. Mas acaba por ser vítima de um despiste na neve ao evitar um vulto parecido com o Yéti que surge no caminho. É recolhido pelos residentes de um mosteiro tibetano onde faz amizade com Chogyam e Namgyal e descobre outra filosofia de vida. A insaciável curiosidade de “Porridge” vai levá-lo até Lhal, uma jovem guardiã do Buda Azul.

O Buda Azul – Tomo 2

O ataque e destruição do mosteiro tibetano pelas tropas chinesas separam Gifford e Lahl, quinta reencarnação de um mestre tibetano e guardiã do fabuloso e mítico Buda Azul. Nos 13 anos seguintes o jovem inglês procura incansavelmente a sua amada, que parece ter desaparecido sem deixar rasto. Entretanto, os dirigentes comunistas chineses decidem preparar o aparecimento público de uma falsa Lahl, industriada para servir os seus propósitos. Isso atrai a atenção do herói e o reencontro de ambos está prestes a realizar-se...


O quinto volume da série Os Incontornáveis da Banda Desenhada - O Buda Azul - foi o que mais me "encantou", o mais completo. Um volume constituído por dois tomos os únicos que compões esta história. Não será necessário ler nada antes, pelo meio ou depois, o que obviamente satisfaz o leitor que tem assim oportunidade de ler uma história do início ao fim (ao contrário dos outros livros da colecção que estão para trás). O desenho é bom e as cores realçam a história. Inicialmente talvez se estranhe um pouco o colorido das páginas, mas rapidamente nos habituamos, tornando-se uma mais valia. O que mais me agradou foi o seu contexto histórico, passa-se no Tibete, aquando da ocupação chinesa e dá-nos uma panorâmica dos acontecimentos à altura. A contextualização da mesma é feita na medida certa, obviamente sem ser imparcial, conseguindo envolver o leitor na luta tibetana e no amor impossível das personagens principais - Gifford um jovem inglês e Lahl a guardiã do Buda Azul.
Um livro completo e uma história completa, com um enredo interessante e bom desenho.


Imagens de Kuentro2




Mais informação em: A Dignidade da Diferença e em A minha biblioteca de Banda Desenhada

Sem comentários: