sábado, 13 de agosto de 2011

O Cirurgião




Autora: Tess Gerritsen
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 496
Editor: 11X17 (Livro de Bolso)
ISBN: 9789722523004

Para variar, e porque se trata de um género que normalmente aprecio, optei desta vez por um policial. Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei agradavelmente surpreendida.
A acção decorre nos Estados Unidos, na cidade de Bóston e em cidades vizinhas, e acompanhamos uma investigação policial tipicamente Americana, tal como as vemos nas séries televisivas e nos filmes, indo até ao pormenor do café e dos donuts frescos para alegrar a Brigada de Homicídios…
O livro tem como personagens principais dois polícias (Jane Rizzoli e Thomas Moore) e uma médica (Catherine Cordell), unidos numa relação invulgar com o Cirurgião, um assassino com uma estranha paixão pela medicina.  
A trama está muito bem urdida e não apresenta incoerências. O facto de a autora ter sido, ela própria, médica ajuda-a nas descrições de situações de emergência médica, de intervenções cirúrgicas de diversos tipos, etc. A par disto, também temos acesso a algumas análises forenses e psicológicas, nomeadamente do perfil psicológico do assassino, mas sem que tal se torne maçador.        
O livro faz ainda referência a alguns aspectos da história e mitologia Grega e Asteca, como forma de nos indicar aquilo que o assassino está a pensar e quais as suas motivações mais íntimas.
Enfim, estamos perante um livro capaz de nos transmitir aquela sensação arrepiante que nos faz olhar por cima do ombro, quando passeamos pelo jardim à noite…   

2 comentários:

Ash disse...

Tenho os 3 primeiros desta série para ler...

Paula Gomes disse...

Para ser sincera, fiquei com vontade de ler mais qualquer coisa da autora!