sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rosa Brava


Autor: José Manuel Saraiva

Edição/reimpressão: 2005

Páginas: 448

Editor: Oficina do Livro

ISBN: 9895551134


Este romance vem demonstrar que é possível ler bons romances históricos, quando o pano de fundo é a História de Portugal.

O livro faz-nos retroceder até ao século XIV, ao reinado de D. Fernando, às guerras travadas pelo monarca, às relações com os reinos de Castela e Aragão, às intrigas na corte, à forma como se (sobre)vivia em Portugal naquela época.

Acompanhamos figuras históricas como Diogo Lopes Pacheco, um dos assassinos de Inês de Castro, D. João Mestre de Aviz e Nun’ Álvares Pereira, o Condestável. Mas a personagem central da história é, sem qualquer dúvida, D. Leonor Teles de Menezes, famosa pelo seu encanto e pela sua beleza, bem como pela sua ambição.

O leitor apercebe-se, à medida que vai lendo o livro, que foi feita uma rigorosa pesquisa do contexto socioeconómico, das tradições, dos costumes e leis vigentes naquela época. É interessante ver o papel de cada classe social, numa sociedade claramente estratificada, assim como o desregramento perceptível em todas as classes, até no clero. Perpassa por todo o romance um humor muito particular, fazendo lembrar que rindo se criticam os costumes. Várias personagens são claramente tipificadas, mostrando-nos os vícios das classes a que pertencem – é o caso do senhor do Morgado de Pombeiro, assim como o de D. Martinho, Bispo de Lisboa, para dar apenas dois exemplos.

Uma leitura muito agradável e interessante, que nos permite ficar a saber um pouco mais sobre a Época Fernandina.

3 comentários:

Angelina Violante disse...

Já ando de olho no livro há algum tempo, mas nunca se proporcionou trazê-lo da biblioteca, mas depois de ler a tua opinião fiquei ainda com mais vontade de o ler.

Paula Gomes disse...

Penso que não te irás arrepender:-)

Joana GW disse...

Gosto muito de livros que não só nos contam uma história interessante como nos "ensinam" sobre um período histórico. Depois de ler a tua crítica fiquei com vontade de ler o livro!