sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Caverna

Autor: José Saramago

Edição/reimpressão: 2000

Páginas: 352

Editor: Editorial Caminho

ISBN: 9789722113663

Coleção: Obras de José Saramago



Neste livro tudo gira à volta de uma olaria tradicional, que se esforça por sobreviver, quando o seu mercado se reduz a um grande centro comercial, que progressivamente se descarta dos seus produtos. O oleiro Cipriano Algor e a sua filha Marta tentam remar contra a maré e sobreviver às investidas do Centro, que os alicia com todas as suas maravilhas, enquanto tenta retirar-lhes tudo aquilo com que sempre conviveram. Será que conseguem resistir à força do progresso?

Os livros de José Saramago são, por vezes, considerados de difícil leitura. Pois, esta obra deixa-se ler com relativa facilidade, talvez porque trata de aspectos muito presentes no mundo de hoje: a lenta morte do comércio tradicional que não se consegue adaptar à proliferação de grandes superfícies; a incapacidade do indivíduo reagir à pressão de grupos fortes, que fazem com que o caminho para o desemprego seja também o caminho para a perda gradual de liberdade e de sentido para a vida.

Mas a narrativa não se esgota nestes temas. Lida também com a capacidade que qualquer pessoa tem de se manter útil, à medida que vai envelhecendo; com a energia que faz com que, nos piores momentos, os indivíduos superem as suas dificuldades; com o desejo que temos de nos sentirmos acompanhados e “vivos”, nas diversas etapas das nossas vidas.

Compete a cada leitor, à medida que vai lendo esta obra, descobrir a tal caverna que lhe dá título…

Sem comentários: