segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Expiação


Autor: Ian McEwan

Edição/reimpressão: 2007

Páginas: 420

Editor: Gradiva

ISBN: 9789726628224


Com este romance, o conceituado escritor Britânico Ian McEwan recebeu os prémios US National Book Critics Circle 2002 e WH Smith 2002 para o melhor livro de ficção.

A ação tem início no Verão de 1935, em Inglaterra. Briony Tallis, uma adolescente com uma imaginação prodigiosa, espera ansiosamente o regresso a casa do seu irmão Leon. Na casa da família Tallis encontram-se também Cecilia, a filha mais velha dos Tallis; Paul Marshall, amigo de Leon; Robbie, o filho de uma criada, recém-chegado de Cambridge onde esteve a estudar a expensas do senhor da casa. Esse Verão ficará gravado na memória de Briony, Cecilia e Robbie, pelos piores motivos, fazendo com que as suas vidas fiquem para sempre interligadas.

A imaginação de Briony revela-se de grande importância para o desenrolar da narrativa, a partir do momento em que esta vivencia determinados acontecimentos, à luz de algo de que é testemunha no jardim dos Tallis, influenciando desse modo as vidas de todos os que a rodeiam, e a sua própria vida.

Partindo desse Verão, acompanhamos as personagens no período imediatamente anterior à Segunda Guerra Mundial, bem como ao longo de todo o conflito, e para além dele.

Eis um romance sobre a adolescência, sobre a guerra, sobre os medos e a necessidade de os ultrapassar, sobre as relações entre classes na Inglaterra da primeira metade do século XX, sobre a culpa e a necessidade de expiar essa mesma culpa e de ser absolvido.

Para ler sem pressas e com muita concentração, mesmo porque o final consegue ser bastante surpreendente…

Sem comentários: