quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Valsa Negra


Autora: Ana María Moix

Edição/reimpressão: 2002

Páginas: 168

Editor: D. Quixote

ISBN: 9722024051



Quem nunca ouviu falar da Imperatriz Austríaca Elizabeth (mais comummente conhecida como Sissi), casada com o Imperador Francisco José, tem neste livro uma boa oportunidade para se inteirar de alguns aspetos menos conhecidos da vida da soberana e da realidade socioeconómica do Império Austro-húngaro, na segunda metade do século XIX.

A autora brinda os seus leitores com uma narração ficcionada de alguns dos factos ocorridos ao longo da vida da Imperatriz, abrilhantando essa narração com uma ironia, um humor e um certo sarcasmo que transformam a leitura do livro num verdadeiro deleite.

Contudo, Ana María Moix não deixa de demonstrar que a vida de Elizabeth da Baviera foi tudo menos o romance cor-de-rosa que certas séries de televisão quiseram fazer crer. De facto, a Rainha da Hungria é-nos apresentada como uma mulher bem-amada, mas que se sentia, de certo modo, incapaz de corresponder ao amor e devoção que lhe eram dispensados por muitos dos que a rodeavam; uma monarca que se viu impossibilitada de ajudar o seu povo a alcançar melhores condições de vida, num império governado com mão de ferro, sem olhar ao bem-estar da maioria dos seus cidadãos; alguém que teve que conquistar o seu lugar na corte Austríaca, enfrentando a própria mãe do Imperador, na tentativa de viver uma vida menos ligada ao seu papel de representante do Império e mais ao de mãe, algo em que nem sempre foi bem sucedida.

Um livro que vale essencialmente pela apresentação de uma figura histórica, e do período em que viveu, sem contemplações; mostrando as suas melhores e piores facetas, sem tomar partidos. Cabe ao leitor decidir de que lado está…

Sem comentários: