quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Batalha


Autor: David Soares
Data de Publicação: Maio de 2011
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 200
ISBN: 978-989-637-318-4

Em Batalha, David Soares apresenta uma história em que os animais são protagonistas. Passado no início do século XV, Batalha é um romance sombrio, filosófico e comovente, que observa o fenómeno religioso do ponto de vista dos animais e especula sobre o que significa ser-se humano.
Batalha, a ratazana, procura por sentido, numa viagem arrojada que a levará até ao local de construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, o derradeiro projecto do mestre arquitecto Afonso Domingues. Entre o romance fantástico e a alegoria hermética, Batalha cruza, com sensibilidade e sofisticação, o encantamento das fábulas com o estilo negro do autor.



Foi a primeira vez que li algo deste autor e enquanto era só a vidinha dos ratos adorei o livro, mas depois assim que começaram as dissertações metafísicas confesso que perdi um pouco o embalo da leitura que por vezes até se tornou sofrível, mas pronto quem sou eu para dizer mal seja daquilo que for.
No geral gostei do livro e adorei o final a adoração de Batalha pelo mestre de obras é comovente.
Um livro que acho apesar da minha opinião deve ser lido, o qual me fez ficar com uma pulga atrás da orelha em relação ao Mosteiro da Batalha, lá vou eu ter de fazer pesquisa para ver se a minha curiosidade fica saciada.

Sem comentários: