sábado, 12 de novembro de 2011

O Leitor


Autor: Bernard Schlink
Data de Publicação: Março de 2009
Editora: Edições ASA
Páginas: 144
ISBN: 978-972-41-2009-6



Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.
Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.



Bem quando li a sinopse pensei que o livro fosse outra coisa diferente e no início realmente foi assim mas depois quando chega lá para o meio a coisa muda de figura e parece que entramos noutro mundo muito diferente de tudo o que até ai tinha aparecido no livro, e começamos a conhecer a Hanna de um prisma diferente e com cada avanço da história vemos que a Hanna realmente não é nada daquilo que parecia no início do livro e quando chegamos ao final ainda ficamos mais surpreendidos pois realmente Hanna era muito mais do que aquilo que dava a entender.

2 comentários:

Lia Silva disse...

Gostei muito deste livro.. é muito forte. Nunca vi o filme pois tenho 'medo' de estragar a magia do livro..

Beijo

Angelina Violante disse...

Pois eu também não estou muito virada para ver o filme, pois também tenho medo do mesmo.