sábado, 7 de janeiro de 2012

A Dádiva


Autor: Toni Morrison
Data de Publicação: Outubro de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 137
ISBN: 978-972-23-4238-4


Da autoria da primeira mulher negra a ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura (1993), A Dádiva é um romance extraordinário que se passa na América do Norte de finais do século XVII. Profundas divisões sociais e religiosas, opressões e preconceitos exacerbados propiciam o cenário ideal para a implantação da escravatura e do ódio racial. Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que apesar de se manter à parte do negócio dos escravos, que então dá os primeiros passos, acaba por aceitar uma menina negra, Florens, como pagamento de uma dívida de um fazendeiro de Maryland. Nesta parábola do nascimento traumático dos Estados Unidos, Morrison revela-nos o que se esconde sob a superfície de qualquer tipo de sujeição, incluindo a da paixão, e o quanto essa falta de liberdade é nociva para a alma.



Nem sei que dizer acerca deste livro, pois é uma narrativa tão confusa, que tão depressa anda para a frente como para trás, do ponto de vista de um e depois de outro, já para não falar na maneira como os factos são narrados sem seguirem nenhum padrão, nem começo meio e fim, começa de um lado qualquer e depois no próximo capítulo já se está a pssar outra coisa que nada tem a ver com a anterior não há uma continuação, e depois as acções não são situdas deixando o leitor à nora.
Enfim um livro que não tem muito que se lhe diga, pensei que realmente fosse uma história mais atractiva e mais esclarecedora.

Sem comentários: