quinta-feira, 15 de março de 2012

Os Últimos Dias dos Romanov

Autor: Robert Alexander
Data de Publicação: Abril de 2005
Editora: Círculo dos Leitores
Páginas: 247
ISBN: 972-42-3408-8



Um romance fascinante onde os segredos da família imperial russa são finalmente revelados.

A 16 de Julho de 1918, o curso da história da Rússia mudou para sempre. Nessa noite, o czar Nicolau II e a sua família foram brutalmente executados pelos bolcheviques. Houve apenas uma testemunha - o ajudante de cozinha. Ele é a única pessoa viva que realmente sabe o que se passou. Que segredos nos serão revelados sobre os últimos dias dos czares? É que, apesar de já ter passado quase um século, a prisão e execução do czar Nicolau e da sua família continuam envoltas em mistério e fascínio.
Numa prosa absorvente e elegante, combinando factos e ficção, Robert Alexander reconta a história através de Leonka, em tempos ajudante de cozinha dos Romanov, que afirma ser a "última testemunha viva" da brutal execução da família imperial.




Apanhei este livro no winkingbooks, e foi o título que me despertou a atenção e conforme ia avançando na leitura fiu-me me lembrando de um documentário em que certas passagens do livro pareciam tiradas de lá.
Adorei o final não estava mesmo nada à espera que assim fosse.
Embora não esteja dentro do assunto para saber o que se passou para o Romanov se terem visto na situação em que se encontravam, não tive qualquer dificuldade em seguir a história e pelo contrário fiquei ainda com mais vontade de aprofundar a questão.

2 comentários:

Guerreiro disse...

Adorei este livro! Também não conhecia história dos Romanov. Recomendo a leitura de "A Filha de Rasputine" deste autor, muito bom também!
Boas leituras! ;o)

Angelina Violante disse...

Pois mas esse só indo buscar à biblioteca, pelo que li da sinopse também é bom, e ainda há A Noiva Romanov do mesmo autor.