sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Prenda

Autor: Cecilia Ahern
Data de Publicação: Novembro de 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 264
ISBN: 978-972-23-4249-0

Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. O seu desejo de sucesso afastou-o do que era realmente importante na sua vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva do tempo vai-se alterando... Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida.


À medida que fui lendo o livro fazia-me lembrar o filme Um Homem de Família com Nicholas Cage.
Gosto muito dos livros desta autora, mas desta vez talvez por estar a ligar o livro com o filme foi-me mais difícil lê-lo embora estivesse a gostar, pois a temática é a mesma.
As personagens são muito credíveis, embora para mim o Lou Suffern seja um parvalhão de primeira que só tem tempo para aquilo que quer e descura a família, tudo por causa de uma promoção que parece o fruto mais apetecido de todo o escritório com toda a gente a querer apresentar serviço para cair nas boas graças do patrão.
Adorei o Gabe, que assim que entrou logo no início desconfiei de quem ele seria realmente e do que iria acontecer, e até pensei que ele no final desse um jeito à coisa e não deixasse acontecer o que aconteceu.
Leiam o livro que é muito bom.

Sem comentários: