quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Coração de Murano

Autor: Marina Fiorato
Data de Publicação: Julho de 2011
Editora: Porto Editora
Páginas: 281
ISBN: 978-972-0-04286-6


O fabrico de vidro e cristal representa um inestimável monopólio para a República e os espelhos venezianos são considerados mais valiosos do que o ouro. Sob a vigilância atenta do Conselho dos Dez, os sopradores de vidro de Murano vivem praticamente aprisionados na pequena ilha, onde os segredos do seu ofício são guardados a sete chaves. Mas o maior dos artífices, Corradino Manin, ver-se-á forçado a revelar os seus métodos e a vender a alma a Luís XIV, o Rei Sol, para proteger a sua filha ilegítima.

Quase quatro séculos depois, Leonora Manin deixa para trás um passado infeliz em Londres para iniciar uma nova vida como sopradora de vidro em Veneza. Será na cidade mágica dos canais que encontrará o amor e a possibilidade de refazer a sua vida. No entanto, à medida que os segredos da traição do seu antepassado vão sendo desvendados, Leonora verá o seu próprio destino interligado com o de Corradino.

Entre dois tempos, o período renascentista e a actualidade, O Coração de Murano é um romance inesquecível que decorre na mais bela cidade do mundo.




É o primeiro livro que leio desta autora e confesso que estava ao mesmo tempo entusiasmada e com receio de não gostar, pois por vezes as sinopses enganam.
Mas desta vez não foi assim, de início achei a história um pouco confusa, visto que a acção é passada em duas épocas distintas, no passado onde acompanhamos o antepassado da protagonista, e no presente onde a protagonista como que procura as suas raízes e podemos dizer que se tenta encontrar visto que não se consegue enquadrar na sua vida nem na cidade onde vive.
É uma história linda, uma história de amor e ao mesmo tempo de descoberta interior, Leonora ao longo do avanço da narrativa vai descobrindo o seu antepassado e descobrindo-se a si própria e ao seu interior, relegando para segundo plano o amor perdido, o casamento desfeito, a mágoa de não se entender com a própria mãe que descreve como uma pessoa amarga.
Depois de uma decisão da qual fez segredo muda-se para Veneza, e aí ao poucos encontra a sua verdadeira vocação na arte de soprar vidro, acalma o coração magoado apaixonando-se novamente e descobrindo que o que pensava acerca de si própria não é verdade.
Recomendo verdadeira mente para que gosta de uma boa história de amor, com História à mistura, segredos,  enredos, que no final se revelam.
Adorei Leonora identifiquei-me de tal modo que cheguei ao ponto de sentir a angústia que a própria sentia quando se sentia perdida e só.

Sem comentários: