quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Último Capítulo

Autor: Edmund Power
Data de Publicação: Janeiro de 2007
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 255
ISBN: 978-972-8839-81-9


Vivemos na época dos best-sellers. As editoras só querem publicar best-sellers, os leitores só querem ler best-sellers... e há quem faça tudo para escrever um.

Quando Brendan Stokes, um escritor falhado, descobre o cadáver do vizinho, descobre também que lhe saiu a sorte grande: perto do corpo está uma obra-prima acabada de escrever.
Decide então fingir ser o autor do manuscrito e, quando os contratos milionários começam a chegar, a fraude revela ser uma maneira muito mais fácil de enriquecer do que escrever o seu próprio livro.
Mas a teia de mentiras torna-se tão extensa que Brendan tem dificuldade em manter a sua história. E com a polícia, a sua mulher e uma série de amigos a fazerem perguntas sobre o vizinho e o seu best-seller, cedo se apercebe que para roubar um livro também terá que roubar vidas.



Bem que se pode dizer deste livro? Vai lá vai o homem parece um parvalhão e de um momento para o outro faz tudo e mais alguma coisa em que se possa pensar.
No início do livro dei umas valentes gargalhadas mas à medida que a história ia avançando foi perdendo o lado cómico e ficou o mais sério. O raio do livro parece que estava embruxado por mais que fosse feito para despistar quem estava desconfiado mais essa pessoa ficava a saber que tinha na posse uma nova prova para desconfiar, resultado havia sempre pontas soltas se não fosse isso o livro perdia muito valor e acção porque durante toda a narrativa ficamos na expectativa para ver o que acontece depois de ser publicado o malfadado livro que até ao final nunca a chega a ser.
Confesso que quando cheguei a mais de meio do livro perdi o embalo que levava no início e comecei a pensar se o deveria terminar.

Sem comentários: