sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os Jogos da Fome

Os Jogos da Fome

Autor: Suzanne Collins
Data de Publicação: 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 260
ISBN: 9789722342391

Sinopse
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.


Terminei o livro agora e li-o em cerca de 24 horas, um pouco menos até, visto estar a trabalhar 9, mas a parte disso, é um livro interessante. Cativa, é rápido de ler e com uma linguagem muito fácil; afinal é um juvenilia. Já saiu em filme e quase de certeza que funcionará bem, tem material que chegue para ser um filme de acção razoável.

Eu sei que estou a ser um pouco contraditória, afinal se o li num dia e se não lhe aponto nenhum defeito, porque é que não demonstro mais entusiasmo... Pois, teve a ver com o desfecho da obra. Claramente um fim para poder escrever mais dois outros livros (já escritos e até publicados entre nós). Se tivessem terminado o livro e se não lhe forçassem tanto o romance entre as duas personagens principais, ficaria muito mais adepta do livro.

A sinopse explica, quanto basta, o livro e este está bem conseguido e mesmo sendo para jovens, não está demasiado simples e as personagens estão desenvolvidas, tem personalidade, defeitos e qualidades. Os ambientes estão bem descritos e tudo, mas aquele forçar para que tudo corresse bem, mas ao mesmo tempo que ficasse meio em aberto... não me convenceu.

Acho que se decidirem ler o livro, vão gostar, quase de certeza e vão querer comprar os dois que completam a trilogia, eu é que preferia algo diferente como final.

Sem comentários: