quinta-feira, 26 de julho de 2012

Uma noite em Lisboa

Uma noite em Lisboa

Autor: Erich Maria Remarque
Data de Publicação: 2011
Editora: Jornal Público/Edições Saída de Emergência
Páginas: 269
ISBN: 9789896821012


Sinopse

A Alemanha Nazi ocupava grande parte da Europa. Terra de todos e de ninguém devido ao jogo duplo de Salazar, Lisboa foi durante toda a guerra um território neutro. Num cenário de guerra e perseguição, tornou-se o paraíso à beira-mar plantado. Para além da sua beleza natural e da paz, foi uma das poucas portas de saída para os que desejavam uma oportunidade para construir uma nova vida do outro lado do Atlântico.


Depois… uma noite em Lisboa, quando um refugiado olha cobiçosamente para um transatlântico, um homem aproxima-se dele com dois bilhetes de embarque e uma história para contar. É uma história perturbante de coragem e traição, risco e morte. Onde o preço do amor vai para além do imaginável, e o legado do mal é infinito. À medida que a noite evolui, os dois homens e a própria cidade criam um laço que vai durar o resto das suas vidas…


Foi uma das melhores leituras deste ano (até ao momento claro). O livro passasse durante uma noite em Lisboa, enquanto esperam pela partida de um barco para os Estados Unidos da América. Schwarz oferece as suas passagens de barco em troca de ser ouvido por uma noite. Quer contar a sua história de refugiado, uma história de amor, e quer ser ouvido, quer preservar assim a memória do que aconteceu e de alguém.

O livro não tenta ser pretensioso, nem ser um testemunho anti-nazi ou anti-guerra, não tem um escrita complicada e trabalhada. Trata-se "apenas" de Schwarz, um judeu com passaporte falso que tem de fugir e abandonar tudo e todos para salvar a vida.

Um dos pontos que mais gostei neste livro, é o facto de termos boas descrições de Lisboa durante a Segunda Guerra Mundial, e do que Portugal representava para os judeus que conseguiam fugir. Os caminhos que os refugiados utilizavam, os medos e os perigos que passavam durante a fuga e de tudo o que era preciso fazer para sobreviver.

Pessoalmente é uma tema sobre o qual gosto de ler e acho que este livro foi uma belíssima aposta.

3 comentários:

Ana Wiesenberger disse...

Uma Noite Em Lisboa foi um livro que me marcou. Conheço alguns títulos de Erich Marie Remarque e recomendo-os a todos, destacando este aqui em foco e Tempo Para Amar, Tempo para Morrer, A Oeste Nada de Novo e a Centelha da Vida. Todos estas obras se situam no contexto da Segunda Guerra Mundial, embora com abordagens diferentes. Em Uma Noite Em Lisboa, trata-se de um exilado a caminho de porto seguro nos EUA que está em Lisboa para apanhar o navio para o destino. No entanto, há uma fatalidade que lhe rouba a alegria do horizonte a atingir; a esposa morre e ele sai do quarto de hotel para encontrar um interlocutor a quem possa contar a sua história e expurgar a sua angústia. Não vou dizer mais nada - o melhor é mergulharem na leitura desta bela narrativa.

Anónimo disse...

So que ele nao era judeu, mas alemao....

António Trindade disse...

Não é passasse, mas passa-se. Quem não sabe escrever, não sabe ler.