quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Eu sou a lenda

Eu sou a lenda

Autor: Richard Matheson
Data de Publicação: 2007
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 191
ISBN: 9789896370619

Robert Neville é o último homem vivo na Terra... mas não está sozinho. Todos os outros homens, mulheres e crianças transformaram-se em vampiros e estão sequiosos pelo sangue de Neville.

De dia, ele é o predador, caçando os mortos vivos pelas ruínas abandonadas da civilização. De noite, Neville barrica-se em casa e reza para que chegue a manhã.

Durante quanto tempo pode um homem sobreviver num mundo de vampiros?


Contém os seguintes contos:

Nascido de Homem e Mulher
Presa
Perto da Morte
Pesadelo a 20.000 Metros de Altitude
Os Filhos de Noé


Sinopse

Um dos melhores filmes de acção do ano...
...nasceu de um dos melhores livros de horror de todos os tempos.

Robert Neville é o último homem vivo na Terra... mas não está sozinho. Todos os outros homens, mulheres e crianças transformaram-se em vampiros e estão sequiosos pelo sangue de Neville.
De dia, ele é o predador, caçando os mortos vivos pelas ruínas abandonadas da civilização. De noite, Neville barrica-se em casa e reza para que chegue a manhã.
Durante quanto tempo pode um homem sobreviver num mundo de vampiros?

Este livro foi a escolha para o mês de Julho no clube de leitura Bertrand do Porto. Terminei o livro já a algum tempo, mas queria fazer o "post" da "review" só depois de o debater no clube de leitura e posso desde já dizer que o encontro do clube de leitura sobre "Eu sou a lenda" foi sem dúvida o mais interessante e o que teve mais participação a nível do debate.

O livro teve nota positiva por parte de todos os que o leram, e de entre esses, ainda fui a que daria uma nota mais baixa. Começando por falar do filme, que ao fim e ao cabo deu alguma visibilidade à obra que até aí era desconhecido para a generalidade das pessoas, o livro não tem nada a ver com o filme. Nada a ver mesmo. A personagem, o enredo, o ambiente, o tipo de vampiros ( que no filme são um misto entre vampiro e zombies), tudo é diferente. E deixem-me, desde já afirmar que o livro é muito superior ao filme.

O livro conta-nos a história do último homem à face da terra que não é vampiro e que simplesmente não é contaminado pela doença. O vampirismo é apresentado como uma bactéria, o que só por si é uma ideia original. O livro descreve-nos, e muito bem, as frustrações de um homem que está sozinho há alguns anos, que tem de se manter vivo procurando de dia o que precisa e que à noite tem de se esconder dos vampiros. É este jogo psicológico que acompanhamos durante uma boa parte do livro. Todos estes momentos estão bem descritos e prendem o leitor, sendo para mim emblemático e fantástico aquele em ele encontra um cão saudável. Muito bom, mas não posso contar mais.
O ponto menos bom é o final, deixou-me insatisfeita, mas isso sou eu que esperva mais.


Nota: A edição que eu li (Saída de Emergência) não informa em lado algum que o livro é constituído pela novela "Eu sou a lenda" e por mais cinco contos. Também não faz nenhum separação entre as duas partes. Fica aqui a nota.

Sem comentários: