sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lewis Carroll - Alice 1 & 2



Alice no Pais das Maravilhas (Alice #1) & Alice do Outro lado do Espelho (Alice #2)




Autor: Lewis Carroll
Data de Publicação:
Editora:
Páginas:
ISBN:


Alice no País das Maravilhas conta a história de Alice e da sua viagem a um fantástico mundo povoado por estranhas criaturas quando persegue um Coelho Branco e cai na sua toca. Alice cruza-se então com o Chapeleiro Louco, o gato Cheshire e a terrível Rainha de Copas, personagens ora encantadoras ora cruéis ou simplesmente bizarras como as aventuras de Alice.


Alice do Outro Lado do Espelho, publicado em 1872, narra o regresso da jovem ao país encantado da sua primeira aventura, onde desta vez encontrará personagens como Humpty Dumpty, Tweedledee e Tweedledum.
Num quente mês de Março, Alice brinca com as suas gatas quando se pergunta como será o mundo do outro lado do espelho. Para sua grande surpresa, descobre que tem o poder de atravessar um espelho e descobre um livro misterioso que só pode ser lido pelo seu reflexo. Quando atravessa o jardim das flores vivas, Alice encontra a Rainha Preta e depara-se com um grandioso jogo de xadrez em que ela terá de participar.

Este livro foi a segunda obra seleccionada para o curso "Fantasy and Science Fiction: The Human Mind, Our Modern World". Decidi falar dos dois livros em simultâneo, por estes se completarem, tratando-se simplesmente da continuação do primeiro. Também no curso o segundo ensaio tratava as duas obras. 

A primeira parte, a mais conhecida por já ter sido adaptado ao cinema em várias ocasiões, "Alice no País das Maravilhas", conta-nos a história de Alice num mundo imaginário com personagens únicas, com poções mágicas que a fazem encolher ou crescer repentinamente num mundo com regras bem próprias. Os filmes estão muito semelhantes ao livro diferindo apenas em pequenos pormenores e é talvez devido aos filmes já tão conhecidos (a adaptação mais recente do Tim Burton e a versão animada da Disney) que a leitura do primeiro livro, fica um pouco limitada a nível do que imaginamos. É um livro bem "louco", original e imaginativo. Não são apenas parvoíces que foram atiradas para a história para impressionar, são personagens cheias de histórias e personalidade.
Cada animal/personagem tem um comportamento distinto que o destinge, o que torna a obra muito rica para um estudo como nos foi proposto no curso. 

A segunda parte, "Alice do Outro lado do Espelho", é para mim, bem mais cativante que a primeira, provavelmente por não ter nada que me limitasse a imaginação nas personagens e no mundo, mas ao mesmo tempo ter um fio condutor do primeiro. Adorei a ideia do jogo de xadrez, que me parece realmente fantástica, e adorei pormenores como por exemplo, o autor conseguir relacionar o xadrez com o facto de Alice se tornar raínha. E o livro está cheio destes pormenores que parecem furtuitos, mas que são muito mais que isso.

Nota: Estas edições de bolso da Europa-América são fantásticas. Papel de boa qualidade e com ilustrações originais muito bonitas. Recomendo a edição.




Sem comentários: