quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Por Ti Resistirei

Autor: Júlio Magalhães
Data de Publicação: Julho de 2011
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 263
ISBN: 978-989-626-325-6


Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado. Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes.

Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo.



Bem não sei se não foi a melhor altura para ler este livro, se o que foi, mas este não me prendeu tanto como os outros, este pareceu mais superficial, mais distante, nem às personagens me consegui ligar, e eu que gostei tanto dos outros que li deste autor.
A melhor parte do livro penso que foi lá mais para o final quando tudo se estava a complicar para se resolver, e depois no final, há um, não sei como explicar faltam-me as palavras, agora nem me consigo lembrar da quantidade de tempo que já tinha passado, mas não tivemos mais notícias dos pais de Carlos, nomeadamente da sua mãe, por quem se sentia tão ligado, acho que a história ficou um pouco à quem do costume.

Sem comentários: