quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Rapaz de Olhos Azuis

Autor: Joanne Harris
Data de Publicação: Setembro de 2010
Editora: Edições ASA
Páginas: 432
ISBN: 978-989-23-1000-8


Ele conhece-a há uma eternidade e, contudo, ela nunca o viu. É como se fosse invisível para a mulher que ama. Mas ele vê-a a ela: o cabelo; a boca; o rosto pequeno e pálido; o casaco vermelho-vivo na neblina matinal, como algo saído de um conto de fadas.
Até agora, ele nunca se apaixonou. Assusta-o um pouco: a intensidade dessa emoção, a maneira como o rosto dela se intromete nos seus pensamentos, a maneira como os seus dedos traçam o nome dela, a maneira como tudo, de algum modo, conspira para que ela nunca lhe saia da cabeça…
Ela não sabe de nada, claro. Tem um ar muito inocente, com o seu casaco vermelho e o seu cesto. Mas por vezes os maus não se vestem de preto e por vezes uma menina perdida na floresta é bem capaz de fazer frente ao lobo mau…




Já me tinham dito que este livro não tinha nada a ver com os outros livros da autora e que era um livro muito estranho, mas fui teimosa e insisti, porque o costume é eu ser do contra, mas desta vez não foi assim.
Realmente o livro é muito estranho desde o início,nunca sabemos bem quem é o narrador primeiro parece-nos que seja o Benjamim, depois lá mais para o fim damos-nos conta de que se trata de Brendan. E os crimes que são descritos no webjournal, será que aconteceram realmente e é descrito no webjournal?
Este é um livro em que não temos certezas de nada, e já para não falar na mãe dos 3 estranhos rapazes a Glória Green, que toda a gente pensava que andava sempre em cima dos filhos, mas que não sabia da missa a metade, como se cotuma dizer, no final revela-se muti mais do que aquilo que estávamos à espera.
Para mim demorei uma eternidade para ler este livro, para láem de não me estar a cativar também o tempo tem sido escasso que leva a atrasar tudo.
Mesmo tendo chegado ao final do livro muita coisa houve que não entendi e a confusão não se dissipa.

1 comentário:

Anna disse...

Partilhamos da mesma opinião. Tenho sido uma leitora atenta e satisfeita das obras da Joanne Harris, mas realmente este livro causou-me uma enorme estranheza. Agarrei-me a ele assim que foi lançado em Portugal mas, para além da dificuldade em manter-me interessada, a temática e o enredo em si não me agradaram…