terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A ilha do Dr. Moreau


Autor: H.G.Wells
Data de Publicação: 1989
Editora: Europa-America
Páginas: 124
ISBN: 9789721027589


Sinopse

À deriva, sem esperanças de sobreviver em alto-mar, Charles Prendick é resgatado por um navio em missão das mais incomuns: levar a uma pequena ilha no Pacífico algumas espécies de animais selvagens. Ainda debilitado, Prendick é obrigado a desembarcar no local junto com o carregamento. Lá, ele conhece a figura do dr. Moreau – um cientista que, exilado por suas pesquisas controversas na Inglaterra, realiza experimentos macabros com seus animais.



Este livro, foi uma das leituras obrigatórias para o curso Coursera, que já agora, posso dizer que terminei com sucesso. De leitura fácil e muito interessante, não só nos entretém  como também se trata um livro que nos permite um debate interessante. Levanta questões como: qual o limite da ciência, qual o limite do homem e as consequências destes actos/investigações. No ensaio para o curso, fiz uma análise entre as semelhanças e diferenças entre esta obra e Frankenstein, de Mary Shelley. Em ambos os livros temos cientistas que vão levar a ciência "longe demais" (ou não, depende da perspectiva), um cria um homem, outro transforma animais em homens. Ambos assumem o papel de Deus, tentando a criação de um "novo" homem, etc. etc. etc.

Pessoalmente adorei a leitura desta obra e mesmo tratando-se de uma leitura "fácil", identificamos-nos com as questões levantadas , as quais tem inúmeras interpretações e "chegou a ser duramente criticada pelo jornal "The Guardian", que acusou o livro de fazer uma sátira a Deus."
Mesmo a personagem Charles (personagem que representa a consciência social) é um ser dúbio. Existem indícios de que a personagem terá, em momentos de desespero morto um outro sobrevivente de um naufrágio, ou mesmo ter morto no momento derradeiro da obra, um dos seus colegas/amigos. Através dela o autor representa, assim, a sociedade e as suas decisões e/ou comportamentos.

Gostei. Recomendo.

Nota: Podem ver Aqui outra opinião interessante.

Sem comentários: