sábado, 29 de dezembro de 2012

Os Mágicos


Autor: Lev Grossman
Data de Publicação: Outubro de 2010
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 375
ISBN: 978-989-657-131-3


Psicologicamente penetrante e muito absorvente, Os Mágicos transita por um território desconhecido, imaginando a magia como uma actividade praticada por pessoas de carne e osso, com desejos, caprichos e emoções voláteis. Lev Grossman criou um mundo bastante original em que o bem e o mal não são absolutos, em que sexo e amor não são simples ou inocentes e onde a ambição pelo poder tem um preço terrível.





Toda embalada pela leitura do livro anterior, resolvi começar este já que o tema é o mesmo, e esfreguei as mãos de contentamento, com a perspectiva do que se aproximava.
De início até a coisa não corria mal, fiquei logo agarrada nas primeiras páginas e pensando que se todo o livro seria assim ia ser uma maravilha. Mas qual não é o meu espanto quando as coisas começam a descarrilar, assim que o nosso "herói", se assim o podemos chamar, dá entrada na famosa escola de magia de Brackebills, a história começa a perder o ritmo e o enredo fica como que uma repetição sempre do mesmo. Mas não fica por aqui a história vai descambando assim que os ditos alunos da escola concluem a licenciatura e saem para o mundo normal, parece perderem o rumo e o sentido das coisas, deixando-se levar numa existência a meu ver patética comparada com as expectativas que lhes foram sendo criadas ao longo dos anos de estudo. Chegando ao ponto de desprezarem os próprios pais, por viverem  vidas atrofiantes e tendo comportamentos loucos, como são retratados os pais de Alice, e depois vão fazer exactamente o mesmo.
Outra coisas que também não percebo é como o Quentin tão de pressa achava os pais muito metediços como achava que eles se estavam a marimbar para o que se passava com ele.
O livro está cheio de altos e baixos na narrativa, e já me tinha acontecido o mesmo com um outro livro do mesmo autor "O Códice Secreto", em que no início ficamos todos entusiasmados com o livro e depois há partes em que se perde o ritmo e depois voltasse a encontrá-lo, para depois quando se pensa que a coisa vai ficar boa, de repente acaba, como se o autor tivesse ficado farto das personagens e da história e resolve-se acabar com tudo de repente.
Confesso que realmente esperava muito mais do livro depois de ler a sinopse do que aquilo que li.
As personagens não me aparecem muito convincentes, pois passam tanto tempo sem falarem com os pais em darem notícias, sem aparecerem em casa e os pais nada estranham, já para não falar que muitos dos professores são muito estranhos.
Cada personagem tem os seus problemas interiores, mas a sensação com que fiquei foi que eles não se preocupam em tentar resolvê-los, já que dá muito trabalho e o melhor é mandriar o dia todo e embebedar-se.
Espero que a nova dona do livro o ache melhor do que eu.

Sem comentários: