quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Casa dos Amores Impossíveis


Autor: Cristina López Barrio
Data de Publicação: Março de 2011
Editora: Noites Brancas
Páginas: 393
ISBN: 978-989-97116-1-7


Clara Laguna é uma bela jovem de olhos dourados,cuja vida está marcada pelo destino.Quando se apaixona por um caçador,a sua mãe avisa-a da maldição que impera sobre as mulheres Laguna:estão condenadas a sofrer por amor e a conceber mulheres que padecerão do mesmo mal. Depois de Clara engravidar,o caçador abandona-a e esta decide,por vingança, abrir um bordel na casa que ele lhe oferecera.É nesta mansão que a jovem dará à luz a sua filha Manuela. Num registo literário marcado pelo ambiente de realismo mágico que só os grandes escritores conseguem, vamos acompanhando a saga desta família. Uma história mágica e apaixonante que desperta os sentidos. Na tradição de Isabel Allende e Gárcia Marquez, o melhor do realismo mágico num livro que não deixará ninguém indiferente.Uma história mágica e fascinante repleta de amor,ódio,vingança e tragédia,na linha das sagas familiares da literatura.



Bem este é um livro para dizer no mínimo estranho, muito estranho. A maior parte do livro é só maldições predições e coisas que tais.
Ao longo da narrativa acompanhamos uma família ao longo da várias gerações, sempre amaldiçoadas, com uma relações complicadas entre mães e filhas sem em confronto.
E tendo sempre como pano de fundo a mansão vermelha, que se tornou como que um porto de refúgio para as suas almas depois de mortas.
Mães que fazem mal à próprias filhas, mães e filhas que choram amores perdidos.
Mas tudo muda com o nascimento de um menino que veio levantar a maldição, mas pelo que compreendi por pouco tempo, pois assim que ele se apaixona e a sua paixão lhe um filho, novamente é uma menina que deixa a bisavó com dúvidas acerca do seu nascimento ser a volta ou não da maldição.
Eu nem sei se gostei ou não de ler o livro, achei-o muito estranho parece que nunca tinha lido nada assim com tanta maldade, tanto fel à solta, assim dentro da própria família, que os leva por vezes a matarem-se, ou a matarem os amados das suas filhas.
As personagens que fazem parte da família estão muito bem documentadas, digamos assim, mas o resto dos intervenientes praticamente que nada se sabe deles, como os sucessivos padres, as outras famílias que vivem na aldeia, das quais praticamente só se tem conhecimento, ou quando vão ao bordel ou quando algum dos Lagunas frequenta a escola e se dá com as outras crianças, que já estão ensinadas para os desprezar.
De resto não sabemos praticamente nada da aldeia.
Mais uma vez deixo o meu obrigada à minha amiga Carla Faleiro por mais este empréstimo.

Sem comentários: