quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Terra Firme


Autor: Matilde Asensi
Data de Publicação: Setembro de 2012
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 205
ISBN: 978-989-657-337-9



Nada podia levar Catalina Solís a suspeitar, quando embarcou na frota espanhola Os Galeões, com destino ao Caribe, que do outro lado do mar iria encontrar um Novo Mundo cheio de perigos e desafios. Após escapar a uma abordagem de piratas e sobreviver numa ilha deserta durante dois anos, iniciará uma nova vida sob o nome de Martín Nevares. Com o pai adoptivo e os marinheiros do Chacona, tornar-se-á num dos contrabandistas que sulcavam os mares no início do século XVII. Nesta primeira aventura, protagonizada pela intrépida Catalina Solís, Matilde Asensi recria com mestria a atmosfera e a vida quotidiana das pouco conhecidas colónias espanholas das Índias. Uma viagem apaixonante que continua na trepidante Vingança em Sevilha.



Assim que li a sinopse fiquei com curiosidade em ler este livro. Quando o comecei a ler ainda fiquei mais entusiasmada pois o início prometia cheio de acção e aventuras.
Mas depois até mais de meio do livro é sempre o mesmo começa a fartar, só se fala em viagens para comprar mantimentos, objectos e materiais para depois serem comerciados. As tempestades que apanham, os problemas em fazer negócio, as chantagens  estive tentada a deixá-lo em meio, mas acabei por ser teimosa e lá voltei a leitura sempre na esperança que algo mudasse.
E praticamente no final tu parece mudar e dá-se o desaparecimento do pai adoptivo, e depois segue-se uma série de desenvolvimentos que parecem ser muito rápidos.
Para o final se revelar uma grande surpresa pois não era nada daquilo que com o desaparecimento nos fazia entender que ia acontecer.
Não vou dizer o que acontece pois todo o livros perderia a graça.
Acho as personagens muito pouco elaboradas e os lugares onde decorre a acção pouco esclarecedores.
O que vale é que o final deixado em aberto e com a insinuação de mais mistérios no próximo volume, veremos se o próximo é assim tão prometedor como se insinua.
Já tinha lido da mesma autora "O Último Catão" e achei um livro espectacular embora seja enorme, nunca nos deixa sem vontade de o ler, pois as peripécias e os mistérios e enigmas sudecedem-se a uma velocidade alucinante.
Esperemos que o próximo volume faça juz a esta obra.
Mais uma vez quero agradecer à minha amiga Carla Faleiro do blog Café de Letras pelo empréstimo.

Sem comentários: