quinta-feira, 18 de abril de 2013

O Pacto da Meia-Noite



Autor: David Whitley
Data de Publicação: Julho de 2010
Editora: Editorial Presença
Páginas: 302
ISBN: 978-972-23-4387-9



Agora é uma cidade secreta onde tudo pode ser vendido e comprado - bens, pessoas, emoções… O acaso reúne Mark e Lily, dois jovens que foram vendidos como servos. De início, o seu único objectivo é trabalhar e sobreviver. Mas, gradualmente, vão compreendendo que podem alterar o seu destino e o da própria cidade, ajudando a libertar o seu povo. Mas irão as forças ocultas que os vigiam deixar que os seus planos se coroem de êxito? Conciliando aventura, thriller político e fantástico, este é um romance brilhante, na senda dos grandes clássicos de C. S. Lewis ou Philip Pullman.


Este livro parece ser uma espécie de crítica à sociedade do nosso tempo, visto que tudo tem um preço, e quem não cobra nada pelo seu serviço, é olhado com desconfiança. Já que não são capazes de visualizar um mundo onde se tenha prazer em fazer o bem pelos outros sem pedir nada em troca, que não um simples agradecimento.
As pessoas da cidade parece ser destituídas de sentimentos ainda antes de recorrerem à loja da Madame que os engarrafa para depois os vender, pois não parecem sentir amor, amizade, nada uns pelos outros, o único sentimento que parece ter maneira de sobreviver é o medo que todos têm do concelho e da sua polícia.
Num mundo onde os sentimentos são comercializados a fama o poder e o dinheiro está para além de tudo, os sentimentos são tidos como uma droga.
Um livro deveras estranho onde nenhuma das personagens me cativou por aí além, onde o final em vez de responder a inúmeras questões que a leitura suscita ao leitor, é ainda mais confuso e dá a sensação que a história tem continuidade,o que não sei se assim o é.

Sem comentários: