quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Sua Última Duquesa



Autor: Gabrielle Kimm
Data de Publicação: Setembro de 2012
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 332
ISBN: 978-989-657-328-7




Quando Lucrécia de Médici, de dezasseis anos, casa com o quinto duque de Ferrara, Afonso d’Este, imagina que a vida com o seu vistoso marido será idílica. Mas mal ela sabe que é um homem muito complicado. O casamento é fértil em dificuldades desde o início e, à medida que o tempo passa, Lucrécia torna-se cada vez mais distante.
Para Afonso, a pressão aumenta quando o Vaticano ameaça reclamar o seu título se o casal não conseguir gerar um herdeiro. Só a amante, Francesca, parece capaz de domar a sua fúria crescente. Mas o ressentimento de Afonso para com a sua duquesa depressa se torna insuportável, e começa a urdir um plano inacreditável para fugir aos seus problemas. Um plano com consequências nefastas que culmina com o desaparecimento até hoje questionado pelos historiadores.


Bem nem sei o que estava à espera deste livro, mas confesso que gostei, mas durante toda a narrativa fui mudando de opinião, umas vezes estava a gostar outras pensava que aquilo não fazia sentido nenhum, mas confesso que quando li o final fiquei contente.
Ao longo do desenrolar da narrativa vamos conhecendo um pouco melhor os intervenientes na história, mas o duque realmente não é normal, o homem tem algum tipo de problema psicológico com raízes na sua infância, penso que tenha sido algo que assistiu e que metia a sua mãe.
E deu-me que pensar pois embora ele por fora aparentasse ser uma pessoa normal, no fundo não o era, como conseguia manter aquela duplicidade sem ninguém descobrir, uma vez que até a sua prostituta acabou por fugir dele, com medo do que ele se tornou, ela pensava com o conhecia e com isso que estava em segurança, pois sabia o que fazer para o acalmar até ao último encontro, em que teve medo dele e do que lhe poderia vir a fazer. Com tanta gente à volta ninguém se conseguia aperceber que ele não estava bem?
Que tratava mal a mulher e tinha comportamentos estranhos?
Penso que a mãe de Lucrécia teve um pressentimento quando o conheceu e deu isso mesmo a conhecer ao marido, mas não se soube explicar, até o próprio primo, fica de pé atrás e de cada vez que faz uma visita a Ferrara a sua desconfiança intensifica-se, mas não consegue perceber o que se passa até que o ferreiro lhe conta o mirabolante plano do duque.
Quando no final li que o que tratava o livro não era verdade, mas que se baseava em factos verídicos, pois a verdadeira Lucrécia realmente desapareceu dos registos, sem se saber o que lhe aconteceu.
Um livro muito bem conseguido que nos deixa presos mesmo até à última página.

Sem comentários: