segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Mais Bela nas Alturas




Autor: Rui Vicente
Data de publicação: Junho de 2006
Editora: Edições ASA
Páginas: 173
ISBN: 972-41-4791-6


É de amor à primeira vista que se fala neste romance. Vasco, advogado, apaixona-se por Catarina, assistente de bordo, à entrada do avião que o traz de umas férias na Grécia para Lisboa. Era Setembro e ela sorria. Ele, decidido a não lhe perder o rasto, escreve-lhe ao chegar a casa. Ela, mais tarde, telefona-lhe e encontram-se. Mas tudo corre mal e a história de Vasco e Catarina parece acabar aí.
Porque o amor, seja lá ele o que for, é o mais intrigante dos mistérios, os nossos protagonistas hão-de reencontrar-se noutra altura, noutro lugar. E é um livro que ele escreve para ela, por a amar, que os vai reunir de novo.
Se fosse um filme, "A Mais Bela nas Alturas" seria certamente uma comédia romântica. Num estilo leve e refrescante em que o humor e a ternura estão sempre presentes, o autor encena o jogo da sedução como uma partida de xadrez em que, passo a passo, cada contendor, auxiliado pelos seus confidentes para as questões sentimentais, Afonso e Alexandra, procura antecipar o próximo movimento do antagonista e conquistar uma posição.
No fim, celebra-se o amor onde ele começou - à entrada de um avião.
Como se diz em dado momento da obra, a vantagem dos livros é que vivemos neles o que na vida falha.


Um livro que mais uma vez me desiludiu, ao ler a sinopse fiquei com a sensação de ser uma história de amor, mas quando o li fiquei a pensar que se era essa a intenção do autor é uma história de amor muito fraca e sem grande conteúdo, o início parece prometedor, mas à medida que a narrativa se desenrola, a coisa degrada-se e perde toda a magia inicial.



1 comentário:

Fiacha disse...

Olá,

Pena que te tenha acontecido isso, realmente há livros que ficamos com a sensação que perdemos o nosso tempo e temos tantos outros por ler, pronto é seguir para o seguinte :)

Bjs e melhor sorte para o próximo :)