sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Almas Gémeas



Autor: Alan e Irene Brogan
Data de Publicação: Julho de 2010
Editora: ASA
Páginas: 255
ISBN: 978-989-23-0932-2


Alan e Irene conheceram-se num orfanato, nos anos 50. Ele tinha sete anos, ela tinha nove. Eram ambos sensíveis e solitários. Naquele meio hostil, tornaram-se inseparáveis. Mas a proximidade entre meninos e meninas não era bem vista e, embora se desdobrassem em cuidados e peripécias, o inevitável aconteceu: a inocente amizade foi descoberta. Alan foi levado para outro orfanato sem ter, sequer, direito a um adeus.
 Os anos passaram mas o laço entre eles nunca foi quebrado. Nas suas vidas - frequentemente difíceis, sempre solitárias - sabiam faltar algo. Sem saberem, frequentaram durante anos as mesmas lojas, o mesmo bairro… Até que, um dia, quarenta anos depois, Irene e Alan cruzaram-se casualmente na rua. Ambos souberam de imediato que nada nem ninguém voltaria a separá-los.
 Relato doloroso de abandono, crueldade e sobrevivência, Almas Gémeas é, acima de tudo, uma história espantosa que confirma uma verdade fundamental: o amor consegue vencer todos os obstáculos.


Bem o que chorei com este livro, e confesso que fiquei chocada pelo maneira como eram tratados nos orfanatos.
Se os tiravam aos pais dizendo que os pais não tinham condições para os criar, e então eles que nem sequer os preparam para quando tinham de sair de lá.
É um livro muito forte, cheio de sentimentos, por vezes tive de largar a leitura estava a ficar muito angustiada e ansiosa com as situações.
Mas por outro lado adorei a história de amor, que nos dias de hoje já é raro ver uma história de amor tão duradoura, e tão forte.
Um livro que desperta dois tipos de sentimentos amor e ansiedade.



2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Deve ser mesmo um livro muito bom e comovente, por vezes sabe bem ler livros destes, faz-nos despertar para certas realidades :)

Bjs e boas leituras ;)

Angelina Violante disse...

Realmente como entendo o que dizes quando ouvia falar de orfanatos fosse em que altura fosse nunca pensei que fizessem o que vem descrito neste pequeno livro.