terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Conspiração dos Antepassados




Autor: David Soares
Data de publicação: Setembro  de 2007
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 397
ISBN: 978-989-637-009-1


Um thriller envolto na História de Portugal, e com Fernando Pessoa como personagem principal.
Na tradição dos melhores thrillers, David Soares convida-nos a espreitar debaixo do véu e a vislumbrar a mais assustadora conspiração da História. Um livro assinado por Francisco d’Ollanda, o maior artista português do Renascimento, é cobiçado por uma seita disposta a tudo para o obter.
Que terrível segredo terá nas suas páginas para justificar tanto sangue? Fernando Pessoa, o ilustre poeta português, é convidado por Aleister Crowley, o mágico inglês, a entrar numa aventura cheia de mistério, acção e suspense para descobrir esse segredo que, afinal, talvez tenha a ver com D. Sebastião, e a verdadeira razão porque os portugueses foram derrotados em Alcácer-Quibir.
Do exotismo da Tunísia às ruelas húmidas de Londres, das mandíbulas da Boca do Inferno ao coração da Quinta da Regaleira, A Conspiração dos Antepassados é uma viagem inesquecível. Misturando verdade, lenda e magia, David Soares apresenta-nos algo nunca visto na literatura portuguesa: um romance cuja meticulosa pesquisa vai agradar aos estudiosos de Fernando Pessoa, e cuja energia vai encantar os fãs de uma grande aventura.




Estou farta de dar voltas à cabeça para ver o que hei-de escrever acerca deste livro. Mas tirando o facto que comecei com grandes expectativas, pois adoro a poesia de Fernando Pessoa, o facto é que foi praticamente um suplício a sua leitura, e fez-me lembrar um livro que já li "Passageiros da Neblina" de Monserrat rico Góngora, o qual praticamente fala do mesmo que este, e por vezes as cenas parecem tão similares que se diria ter sido copiadas, e em que me aconteceu o mesmo muito expectativa e depois nada, como se costuma dizer muita parra e pouca uva.
Achei maioritariamente uma narrativa entediante, que não passa do mesmo sempre a bater na tecla, e depois nunca se percebe nada do raio das revelações dos transes e nada avança, tudo muito envolto em nevoeiro que nunca se dissipa.
Já é o segundo livro que leio deste autor e confesso que também não gostei, o "Batalha" adorei o início e fiquei a fazer figas para que assim continuasse, mas a verdade é que tem um fundo melhor que este, e é como que uma história de fé, mas mesmo assim acho que falta algo, e não sei explicar bem para os livros serem mais apelativos e deixarem o leitor ávido por mais.

1 comentário:

Fiacha disse...

Olá,

Por acaso gostei do livro e penso estar bem escrito, com um excelente trabalho de pesquisa e quer Fernando Pessoa quer a "besta" me parecem boas personagens e aquele louva-deus :D

Nunca li A Batalha, unico que ainda seria capaz de ler do escritor, pois li um outro e já chega :)

O que não gosto na escrita dele é mesmo o certo ar de erudita, com palavras algo caras e ainda o constante ida aos apendecies, de resto é um bom escritor :)

Bjs e boas leituras