segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A Mulher-Casa



Autor: Tânia Ganho
Data de publicação: Maio de 2012
Editora: Porto Editora
Páginas: 376
ISBN: 978-972-0-04594-2



Ela é uma modista de chapéus pouco conhecida; ele, um ghostwriter de políticos menores e personalidades duvidosas. Quando trocam a pacata Aix-en-Provence pela imponente Paris, levam consigo toda uma bagagem de sonhos e promessas de glamour. Porém, o crescente sucesso profissional do marido depressa reduz Mara ao papel de mãe e dona de casa, arrastando-a para um abismo de solidão e desencanto.

É então que se envolve com Matthéo, um jovem chef mais novo do que ela, e de súbito se vê enredada numa espiral de sentimentos contraditórios onde a lealdade, a luxúria e o dever encerram as agonizantes perguntas: poderá uma adúltera ser uma boa mãe? Poderá ela esperar que este amor proibido a salve de si mesma e da sua falta de fé?



Um livro que embora já tenha passado algum tempo desde que o li, ainda não sei bem o que pensar dele.
Uma coisa é certa ficamos logo de início agarrados à história, mas a história em si faz lembrar e muito a condição das mulheres Portuguesas no início do século passado, em que dependiam do marido para tudo ou quase tudo e nada podiam fazer sem ele, ficando confinadas ao lar e à educação dos filhos e o trabalho que realizavam para poderem contribuir para o orçamento familiar, muitas vezes costurando para fora não era visto como trabalho.
Dei por mim muitas vezes a odiar tanto Mara como o marido, pois por vezes parecem nem reparar um no outro.
Mesmo assim estou curiosa por ler mais da autora.

2 comentários:

Fiacha disse...

Ois,

embora possa ser uma leitura em certa medida enervante e revoltante, acredito que deva funcionar bem como Romance Histórico e mostrar como funcionavam os casais em determinado momento, felizmente muito se evoluiu neste sentido ;)

Bjs e boas leituras :)

Angelina Violante disse...

Boas,


Mas o que me mais me irritou é que o romance se passa na nossa época, dai o meu comentário tão digamos exasperado.

Muito obrigado pelo comentário.

Beijocas